Quem somos
“O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade.”
KARL MANNHEIM
Bem-vindos !
De forma lúdica e prazerosa, a creche Narizinho pretende proporcionar à criança um desenvolvimento harmônico e a aquisição de conceitos e valores necessários ao equilíbrio psíquico e cognitivo.
Com características, possibilidades e interesses próprios, cada criança é respeitada e valorizada, visando ao alcance máximo do seu potencial.
Brincar, respeitar o direito alheio, aprender a dividir, trabalhar com materiais de propriedade coletiva, integrar-se com o outro, aprender a ouvir e a ser ouvido, são aspectos desenvolvidos diariamente que acabam por conduzir aos objetivos da educação.
Proposta pedagógica
A proposta pedagógica da Creche reflete o pensamento de toda a equipe pedagógica e administrativa, tendo como base não só as teorias e contribuições recentes no campo das Ciências como também o acúmulo de experiências adquiridas no decorrer de muitos anos frente a situações desafiadoras e altamente enriquecedoras.
Ser criança é poder explorar e conhecer o mundo ao seu redor; é poder brincar e, através do lúdico, ampliar sua capacidade e sua forma de pensar; é ver respeitado seus direitos para que possa compreender seus deveres; é conviver em um ambiente de harmonia, onde o relacionamento afetivo seja repleto de compreensão e amor.
Entrosamento escola e família
Ciente da relevância do relacionamento harmonioso entre a Creche e a família, procura-se a promoção de uma constante interação, não só promovendo uma escola aberta aos pais mas também procurando propiciar a eles um conhecimento sobre a proposta pedagógica e o pensamento de toda a equipe a respeito do conceito de criança e de desenvolvimento infantil.
Reuniões de turma ou individuais são organizadas durante todo o ano letivo objetivando manter os pais informados a respeito do desenvolvimento da criança e do trabalho realizado na Creche.
A Creche se mantem aberta para , a pedido dos responsáveis, promover reuniões individuais ou coletivas sempre que se fizer necessário.
Mostras culturais, exposições, festividades são alguns dos momentos de troca e cumplicidade oferecidos.
Nosso trabalho
Conscientes da responsabilidade que lhe é atribuída e da relevância de seu papel no desenvolvimento das crianças, oferecemos situações que favoreçam à preservação da saúde física e mental da criança, aliadas a um relacionamento afetivo e social que possibilite a formação de uma personalidade equilibrada.
Acreditando na educação dos primeiros anos como fundamental para a formação de um cidadão consciente e crítico, todo o trabalho pedagógico encontra-se fundamentado no respeito às singularidades e no atendimento às necessidades específicas de cada criança.
Turmas
Turmas
Bercário
Maternalzinho
Maternal
Jardim I
Jardim II
Jardim III
Idade
A partir dos 3 meses
A partir dos 3 meses, o berçário da creche oferece às crianças um ambiente saudável e lúdico, onde se procura proporcionar às crianças os estímulos necessários a um crescer em harmonia. Música, história, jogos e todo material de estimulação são oferecidos.
Equipe qualificada e grande experiência com bebês.
A partir de 1 ano e 5 meses
Por volta de 1 ano e 5 meses, quando domina o caminhar, a criança ingressa no maternalzinho.
Explorando novos espaços, novas conquistas são adquiridas. O domínio da linguagem falada pouco a pouco vai sendo atingido; família e escola se integram no início do controle dos esfíncteres; estímulo à criatividade e ao contato com materiais diversos facilitam o desenvolvimento.
2 a 3 anos
Os alicerces para o desenvolvimento cognitivo são formados nos primeiros anos.
Com a linguagem oral mais estruturada, a criança já é capaz de compreender ordens simples e entender alguns conceitos sociais. Hábitos e atitudes começam a ser incorporados. Observando e manuseando objetos e materiais, conceitos são adquiridos.
3 a 4 anos
Brincadeiras de faz de conta são constantes nesta fase.
O início da independência se processa, sendo capaz de compreender a rotina diária na creche.
O interesse pelos códigos de representação da escrita se inicia, mostrando interesse pela cópia de seu nome e pela imitação da escrita do adulto.
O grafismo ganha nova forma: figuras humanas surgem e início de cenas são representadas.
Grande desenvolvimento motor. Equilíbrio estável, corre e pula com desenvoltura.
São constantes os conflitos em sala quer pela posse de um brinquedo, quer pela atenção da professora.
4 a 5 anos
Crianças de jardim II são autônomas e independentes, mas ainda precisam de aprovação do adulto.
Amigos adquirem cada vez mais importância. Conflitos ainda surgem, mas são sociáveis e cooperativos.
Conhecida com a idade dos porquês, tudo perguntam e tudo observam.
Grafismo em pleno desenvlvimento, ocorre o surgimento de pormenores em suas produções, com traçado cada vez mais firme. Começam a compreender o sistema alfabético, demonstrando crescente interesse pela aprendizagem da leitura.
5 a 6 anos
Objetivando estimular a aprendizagem, o Jardim III oferece às crianças o manuseio de diferentes materiais pedagógicos e jogos confeccionados de acordo com o interesse do grupo.
Respeitar regras e conviver com os limites necessários a um trabalho coletivo são fatores preponderantes em sala de aula.
O brincar é uma constante em todas as atividades educacionais.
Rodinhas para troca de experiências são realizadas diariamente.
O trabalho diversificado se faz presente, respeitando a individualidade e o ritmo próprio de cada criança.
Criatividade e atividades artísticas se fazem presentes em todos os momentos.
Enfrentar os desafios, entendendo o erro de forma natural, facilita a aquisição de novos conceitos.
A leitura se inicia de forma natural e espontânea, num ambiente livre de cobranças exageradas, respeitando o potencial cognitivo de cada aluno.
O gostar de aprender, a compreensão e enfrentamento das dificuldades, o respeito ao ritmo de cada um são fatores essenciais e preponderantes durante o processo de aprender.
Aprender a ler é motivo de felicidade e prazer, quando engajado em ambiente saudável e estimulador.
Informações
Entendendo o professor como um líder orientador e estimulador, capaz de aprender e ensinar, procuramos exercer uma aprendizagem calcada nas necessidades, nos reais interesses e no grau de potencialidade de cada criança.
O desenvolvimento se processa através de uma metodologia natural, regida pelo respeito e pela compreensão de que cada aluno possui suas próprias peculiaridades e necessidades.
Acreditamos nas atividades lúdicas como elemento propulsor da aprendizagem e em um ambiente sócio-emocional equilibrado para o alcance do pleno desenvolvimento intelectual.