Quem somos

“O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade.”
KARL MANNHEIM

Bem-vindos !

De forma lúdica e prazerosa, a creche Narizinho pretende proporcionar à criança um desenvolvimento harmônico e a aquisição de conceitos e valores necessários ao equilíbrio psíquico e cognitivo.
Com características, possibilidades e interesses próprios, cada criança é respeitada e valorizada, visando ao alcance máximo do seu potencial.
Brincar, respeitar o direito alheio, aprender a dividir, trabalhar com materiais de propriedade coletiva, integrar-se com o outro, aprender a ouvir e a ser ouvido, são aspectos desenvolvidos diariamente que acabam por conduzir aos objetivos da educação.

Proposta pedagógica

A proposta pedagógica da Creche reflete o pensamento de toda a equipe pedagógica e administrativa, tendo como base não só as teorias e contribuições recentes no campo das Ciências como também o acúmulo de experiências adquiridas no decorrer de muitos anos frente a situações desafiadoras e altamente enriquecedoras.

Ser criança é poder explorar e conhecer o mundo ao seu redor;  é poder brincar e, através do lúdico, ampliar sua capacidade e sua forma de pensar; é ver respeitado seus direitos para que possa compreender seus deveres; é conviver em um ambiente de harmonia, onde o relacionamento afetivo seja repleto de compreensão e amor.

Entrosamento escola e família

Ciente da relevância do relacionamento harmonioso entre a Creche e a família, procura-se a promoção de uma constante interação, não só promovendo uma escola aberta aos pais mas também procurando propiciar a eles um conhecimento sobre a proposta pedagógica e o pensamento de toda a equipe a respeito do conceito de criança e de desenvolvimento infantil.

Reuniões de turma ou individuais são organizadas durante todo o ano letivo objetivando manter os pais informados a respeito do desenvolvimento da criança e do trabalho realizado na Creche.

A Creche se mantem aberta para , a pedido dos responsáveis, promover reuniões individuais ou coletivas sempre que se fizer necessário.

Mostras culturais, exposições, festividades são alguns dos  momentos de troca e cumplicidade oferecidos.

Nosso trabalho

Conscientes da responsabilidade que lhe é atribuída e da relevância de seu papel no desenvolvimento das crianças, oferecemos situações que favoreçam à preservação da saúde física e mental da criança, aliadas a um relacionamento afetivo e social que possibilite a formação de uma personalidade equilibrada.

Acreditando na educação dos primeiros anos como fundamental para a formação de um cidadão consciente e crítico, todo o trabalho pedagógico encontra-se fundamentado no respeito às singularidades e no atendimento às necessidades específicas de cada criança.

Turmas

Turmas

Bercário

Maternalzinho

Maternal

Jardim I

Jardim II

Jardim III

Idade

A partir dos 3 meses

A partir dos 3 meses, o berçário da creche oferece às crianças um ambiente saudável e lúdico, onde se procura proporcionar às crianças os estímulos necessários a um crescer em harmonia. Música, história, jogos e todo material de estimulação são oferecidos.
Equipe qualificada e grande experiência com bebês.

A partir de 1 ano e 5 meses

Por volta de 1 ano e 5 meses, quando domina o caminhar, a criança ingressa no maternalzinho.
Explorando novos espaços, novas conquistas são adquiridas. O domínio da linguagem falada pouco a pouco vai sendo atingido; família e escola se integram no início do controle dos esfíncteres; estímulo à criatividade e ao contato com materiais diversos facilitam o desenvolvimento.

2 a 3 anos

Os alicerces para o desenvolvimento cognitivo são formados nos primeiros anos.
Com a linguagem oral mais estruturada, a criança já é capaz de compreender ordens simples e entender alguns conceitos sociais. Hábitos e atitudes começam a ser incorporados. Observando e manuseando objetos e materiais, conceitos são adquiridos.

3 a 4 anos

Brincadeiras de faz de conta são constantes nesta fase.
O início da independência se processa, sendo capaz de compreender a rotina diária na creche.
O interesse pelos códigos de representação da escrita se inicia, mostrando interesse pela cópia de seu nome e pela imitação da escrita do adulto.
O grafismo ganha nova forma: figuras humanas surgem e início de cenas são representadas.
Grande desenvolvimento motor. Equilíbrio estável, corre e pula com desenvoltura.
São constantes os conflitos em sala quer pela posse de um brinquedo, quer pela atenção da professora.

4 a 5 anos

Crianças de jardim II são autônomas e independentes, mas ainda precisam de aprovação do adulto.

Amigos adquirem cada vez mais importância. Conflitos ainda surgem, mas são sociáveis e cooperativos.

Conhecida com a idade dos porquês, tudo perguntam e tudo observam.

Grafismo em pleno desenvlvimento, ocorre o surgimento de pormenores em suas produções, com traçado cada vez mais firme. Começam a compreender o sistema alfabético, demonstrando crescente interesse pela aprendizagem da leitura.

5 a 6 anos

Objetivando estimular a aprendizagem, o Jardim III oferece às crianças o manuseio de diferentes materiais pedagógicos e jogos confeccionados de acordo com o interesse do grupo.

Respeitar regras e conviver com os limites necessários a um trabalho coletivo são fatores preponderantes em sala de aula.

O brincar é uma constante em todas as atividades educacionais.

Rodinhas para troca de experiências são realizadas diariamente.

O trabalho diversificado se faz presente, respeitando a individualidade e o ritmo próprio de cada criança.

Criatividade e atividades artísticas se fazem presentes em todos os momentos.

Enfrentar os desafios, entendendo o erro de forma natural, facilita a aquisição de novos conceitos.

A leitura se inicia de forma natural e espontânea, num ambiente livre de cobranças exageradas, respeitando o potencial cognitivo de cada aluno.

O gostar de aprender, a compreensão e enfrentamento das dificuldades, o respeito ao ritmo de cada um são fatores essenciais e preponderantes durante o processo de aprender.

Aprender a ler é motivo de felicidade e prazer, quando engajado em ambiente saudável e estimulador.

Informações

Entendendo o professor como um líder orientador  e estimulador, capaz de aprender e ensinar, procuramos exercer uma aprendizagem calcada nas necessidades, nos reais interesses e no grau de potencialidade de cada criança.

O desenvolvimento se processa através de uma metodologia natural, regida pelo respeito e pela compreensão  de que  cada aluno possui suas próprias peculiaridades e necessidades.

Acreditamos nas atividades lúdicas como elemento propulsor da aprendizagem e em um ambiente sócio-emocional equilibrado para o alcance do pleno desenvolvimento intelectual.

Horário dos segmentos e equipe

Endereço

Rua Mariz e Barros, 34
Icaraí – Niterói , RJ, CEP: 24220-121

Horário da Secretaria

Segunda a sexta: 7:00 às 19:00

(21) 2710-5078

crechenarizinho@yahoo.com.br

Direção 

Heloisa Auar

Laura  Moretzsohn

Direção Pedagógica

Eliane Legey